abril 03, 2011

O orvalho vem caindo





O orvalho ou água celeste é a condensação atmosférica noturna, sob a influência da Lua, e, segundo a tradição alquímica, é o veículo privilegiado do espírito universal. Os antigos alquimistas tinham a água celeste em muito apreço. Nos países da Europa central, recomendavam recolher o orvalho nos meses de Março a Maio, porque nessa altura, tem uma virtude muito especial por estar impregnado do espírito universal. A condensação do orvalho, faz-se durante a noite, perto da madrugada. 
Para que haja uma condensação abundante, é necessário que o céu esteja descoberto, sem nuvens, que não haja vento ou aragem, isto é, numa noite tranquila.
A cosmologia indígena, bem como mitos e lendas da sabedoria popular revelam que a água é além de um mineral essencial à manutenção da vida, também agrega valores da vida íntima, explica fenômenos naturais e simbolicamente, carrega várias interpretações bastante próximas às descobertas científicas da sociedade contemporânea. A água, líquido mítico e poético, é também ícone da mulher, na sua capacidade gestante da vida, da proteção uterina do feto e na sua suavidade em correr os leitos,formar e transformar as curvas, sofrer quedas e, finalmente, encontrar-se com a água masculina - o mar salgado.
A água, para além de um “recurso hídrico”, encerra uma infinidade de valores que jamais podem ser taxiados pelo valor do mercado. Ao contrário do que dizem os livros didáticos, a água tem todas as cores, sabores e odores que operam na sensibilidade imaginária ampliando nossa realidade. 
Enquanto signo, é o elemento da natureza que pode nos ajudar a acreditar no mundo, a amar o mundo e a cuidar deste mundo. É a origem da gênese da vida que possui olhos para
cuidar da terra e por isso mesmo, parece possuir características femininas.
Estas pequenas gotas de orvalho querem evidenciar o desejo da esperança para que sejamos capazes de ultrapassar nossa limitada visão de mundo, transcendendo valores meramente antropocêntricos para que a ética se consolide como fator de primeira ordem na manutenção deste planeta Terra-Água em sua plenitude. Que os fogos e os ares, em contatos íntimos com a vida, também sintam esta esperança de transformação: de que até as pequenas gotas de orvalho são capazes de semear grandes sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário